No final da tarde deste sábado, 2 de março, o Complexo do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, foi palco de um evento marcante: a primeira missa crioula na região. Sob a celebração do padre Genoir Pietra, a missa aconteceu na Capela São João Batista Scalabrini (ainda em construção), reunindo centenas de fiéis.
A missa crioula, também conhecida como missa campeira, é uma manifestação religiosa típica das regiões sulistas do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Ela se diferencia das missas tradicionais por incorporar elementos da cultura gaúcha e crioula, como músicas folclóricas, vestimentas características dos peões e prendas, além do uso de símbolos como o mate e o lenço.
Além da presença dos fiéis, o evento contou com a participação de representantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, enriquecendo ainda mais a atmosfera do novo complexo.
Após a missa, os visitantes do complexo tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação de dança dos grupos gauchescos aos pés do Cristo Protetor de Encantado.