Um trajeto de cerca de 9 quilômetros será percorrido por uma procissão de católicos até o monumento do Cristo Protetor a partir das 5h30 desta Sexta-Feira Santa (7) em Encantado, município do Vale do Taquari. A caminhada vai partir da Igreja Matriz São Pedro, no centro do município, até a Lagoa da Garibaldi, onde se iniciará uma Via-Sacra até a estátua, localizada no topo do Morro das Antenas.
O trajeto da Via-Sacra deste ano terá 14 estações, que encenam desde a condenação de Jesus Cristo até sua crucificação. Os fiéis vão partir da base do monte até o cume em que está localizado o Cristo Protetor, a 436 metros de altura. Hoje, a estrada que leva ao monumento é de brita e não está asfaltada, mas já comporta o movimento de carros, ônibus e uma média entre 1500 e 2000 visitantes por fim de semana, segundo a Associação Amigos de Cristo, que gere o monumento.

É a segunda edição da procissão, realizada junto ao monumento na época de Páscoa – no ano passado, o evento religioso atraiu cerca de 3 mil fiéis.

A Via-Sacra é uma devoção popular de séculos feita nas igrejas, nas sextas-feiras da quaresma e a fazemos em forma de uma caminhada, como se acompanhássemos Jesus até o calvário e a cruz.
Padre Genoir Pieta, pároco de Encantado.

A partir do dia 10 deste mês, se iniciam as obras do complexo do entorno do Cristo Protetor, que vai contar com capela, fonte e lojas. A estimativa inicial de conclusão da construção é para o fim de novembro deste ano. Hoje, fora o monumento, a área conta apenas um pequeno espaço para venda de suvenires e lanches.

Fotos: Agência RBS